Rede Bahia

Representatividade da Região Sudoeste estampada nos telejornais locais

Compartilhe

Autores das imagens vencedoras do concurso ‘A Foto do Estúdio’, da TV Sudoeste, contam a história por trás dos cliques que compõem os estúdios do BMD e BATV

Dois fotógrafos estão com um dos seus trabalhos compondo o cenário jornalístico da TV Sudoeste. Vencedores do concurso ‘A Foto do Estúdio’, Fabrício Miranda, de Jequié, e Leandro Silva, de Vitória da Conquista, estão com imagens autorais plotadas nos estúdios do Bahia Meio Dia (BMD) e BATV.

Atuante na fotografia desde 2014, Fabrício Miranda costuma andar e registrar lugares de Jequié. Mas, no caso da foto vencedora da Cachoeira do Humaitá, ele conta que foram necessários alguns olhares até chegar ao registro vencedor do concurso.

“Sempre passava pela trilha que dá acesso à Cachoeira, mas nunca tinha observado essa árvore. Quando a notei, fotografei com celular e, depois de um tempo, fiz uma nova foto com a câmera profissional. Consegui montar uma composição bem bonita, durante a golden hour, e em um ângulo que favoreceu a beleza da foto”, explica Miranda.

De fato, o olhar atento é o que permite registros incríveis e essa também é a premissa no trabalho do fotógrafo, Leandro Silva. O profissional, que também é formado em fisioterapia, trabalha com fotografia desde 2016 e busca sempre observar com cuidado os pontos diferenciados de Vitória da Conquista. Na pandemia, seus planos de fotografar outras cidades do estado precisou ser adiado e ele se voltou para a cidade de origem.

Tendo acompanhado de perto o crescimento da “Suiça Baiana”, Silva busca fazer imagens diferenciadas da cidade e isso foi o que aconteceu com sua foto que estará no estúdio do BATV, tirada na Av. Presidente Vargas, nas proximidades dos condomínios residenciais dos mirantes.

“Como moro no alto da cidade, tenho uma vista mais ampla e fiz uma previsão de como seria a imagem ao final da tarde. Saí, esperei anoitecer e realizei o registro. A foto foi tirada em 2020, mas sigo sempre observando o dia a dia de Conquista para ter bons cliques”, explica Silva.

O concurso ‘A Foto do Estúdio’ é uma realização da TV Sudoeste, em comemoração aos 32 anos da emissora, que cobre 85 cidades da região.