Digital

Rádio GFM entra no segmento digital com conteúdo exclusivo

Compartilhe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentado pelo jornalista e radialista Thiago Mastroianni, podcast Geração GFM discute com leveza aspectos dos anos 80 e 90     

Com uma programação marcada por sucessos nacionais e internacionais, a rádio GFM 90,1, líder de audiência no target AB 25+, atinge hoje mais de 36 mil ouvintes por minuto em Salvador, revezando a liderança no público geral há mais de cinco anos. Visando a ampliação desse número, a emissora conta agora com um produto 100% digital, disponível nas plataformas de streaming.    

Dados da pesquisa IBOPE Inteligência realizada em 2019 mostraram que quatro em cada dez internautas brasileiros já ouviram um podcast e mais da metade destas 56 milhões de pessoas fazem isso mensalmente. Por entender este cenário, a GFM 90,1 inovou e disponibiliza aos ouvintes o Geração GFM.    

Com episódios lançados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, o podcast aborda temas sobre as décadas de 80 e 90 a partir de entrevistas com convidados especiais e quadros com os mais diversos temas culturais, de forma a transportar o ouvinte para a realidade de quem vivenciou esses anos em Salvador. O Gerente Executivo das Rádios da Rede Bahia, Luís Moreira, conta que a aposta nos anos 80 e 90 para estrear o conteúdo digital da emissora se dá por todo o processo de transformação propiciado por essas décadas.    

“Os anos 80 e 90 marcaram o mundo com ingredientes variados de cultura pop, que causaram ricas mudanças na moda, cinema, TV, publicidade, música e cultura geral. Me pareceu natural pensarmos em abordar esse período marcante para a história do século XX. E nada ainda mais significativo do que estrear no digital propondo às pessoas essa viagem no tempo. Queremos agradar em cheio quem viveu essa época e aquelas pessoas que ouviram falar e desejam conhecer um pouco mais a respeito”, afirma Moreira, que destaca o fato de a resposta do público está sendo “extremamente satisfatória e gratificante. Muitos elogios, indicação de temas e até recordações nos são passadas toda semana”, conta.   

O jornalista e radialista Thiago Mastroianni brinca que o podcast tem como públicos-alvo os ”Enta”, ou seja, pessoas de quarenta, cinquenta e sessenta anos, que se sentem representados ao ouvi-lo. Apesar de despertar a memória afetiva de quem é dessa faixa etária, o apresentador também tem outro desejo. “Quero alimentar de informação as novas gerações, para que sintam de perto e até troquem uma ideia com seus pais, tios e avós sobre como era a energia dessa época tão mágica da cultura pop, não só em seus mais diversos segmentos, mas também no comportamento social, nas relações pessoais, nos costumes que levávamos para o dia a dia, com família e amigos. Eu e Dino Neto, meu parceiro de programa, somos malucos por tudo que foi feito nos anos 80, aqui no Brasil e lá fora. Para a gente está sendo como entrar no De Lorean de ”De Volta pro Futuro””, explica Mastroianni.  

Convidados   

Lançado no primeiro semestre deste ano, os convidados do podcast são sempre nomes que se identificam com a proposta do Geração GFM. Nos programas, o ouvinte encontra Luiz Caldas escolhendo os Lps que marcaram a vida dele; Paulo Sérgio Araújo e Anna Valéria falando sobre os points de Salvador; Fernando Guerreiro e Osmar Marrom relembrando grandes programas de TV e peças de teatro; Emmerson José e Eduardo Oliveira elegendo os grandes filmes do cinema mundial.    

E para as próximas edições, Thiago Mastroianni adianta os assuntos que estão por vir. Propaganda baiana, os grandes hits internacionais de todos os tempos e o boom das bandas e cantores do rock Brasil nos anos 80 já estão “no forno” e logo os ouvintes poderão conferir nos aplicativos de música mais conhecidos, no app da rádio e no site gfm.com.br/podcasts.