Rede Bahia

Globo Repórter destaca produção de pedras preciosas no Brasil

Compartilhe

 

TV Bahia participa com reportagem que destaca as esmeraldas da Serra da Carnaíba

Foto: Reprodução | Instagram

Se na ficção as pedras preciosas são desejadas por muitas pessoas, na vida real o caminho é bastante parecido. E o Globo Repórter desta sexta-feira (27), que vai ao ar logo após a novela Império, trará histórias e lugares marcantes de diferentes regiões do Brasil que sobrevivem da exploração de minérios.

Na Bahia, a repórter Camila Marinho, o cinegrafista Júlio Cesar e o auxiliar Tiago do Carmo vão mostrar a extração de esmeralda que é feita na Serra da Carnaíba. O município fica entre uma cadeia montanhosa no município de Pindobaçu e Campo Formoso, no sertão do estado. A localidade é uma cidade subterrânea, responsável pela movimentação da economia da região e representa o sonho de milhares de garimpeiros.

A equipe da TV Bahia desceu 60 metros abaixo da terra em busca de esmeraldas e conheceu mulheres que tiram o sustento das pequenas pedras verdes que sobram ao redor das minas. “Nossa missão era mostrar tudo o que envolve a busca por esmeraldas – a força do garimpo, as histórias das pessoas mais simples que tiram o sustento da mineração e até aquelas que conseguiram prosperar. Para isso, acompanhamos todo o processo e fomos até o interior de uma mina. O maior desafio foi descer 60 metros abaixo da terra puxada por um cabo de aço. Nessa hora, foi preciso driblar o medo para mostrar a dura realidade de quem vive das pedras”, conta Camila.

O diretor de Conteúdo da Rede Bahia, Eurico Meira da costa, conta que esta será mais uma participação onde a praça teve um forte desafio na contribuição dada ao Globo Repórter, mas com um resultado que vai surpreender aos telespectadores. “Segunda reportagem do ano que fazemos para o programa e dessa vez falando sobre uma atividade econômica, mas deixar de trazer o lado humanístico do processo. A força das esmeraldas estará muito bem representada”, afirma.