G1 Bahia

Eu Te Explico #1: Saiba como surgiu o nome soteropolitano e relembre a história da influencer Malfeitona

Compartilhe

Podcast é lançado nesta segunda-feira (29) em homenagem aos 472 anos de Salvador e aos 10 do G1 Bahia.
Por Camila Marinho, Danutta Rodrigues e Valma Silva, G1 BA

 

Em homenagem aos 472 anos de Salvador e aos 10 do G1 Bahia, o episódio de lançamento do podcast “Eu Te Explico” tem esses dois importantes aniversários como tema.

A primeira capital do Brasil é conhecida pelo patrimônio histórico, pela riqueza cultural, pelas belezas naturais e pela alegria do seu povo. O que pouca gente sabe é por qual motivo o adjetivo pátrio de quem nasce em Salvador é soteropolitano.

O professor de História e comediante Matheus Buente fez um estudo para descobrir a origem do termo soteropolitano.

“Aqui em Salvador a gente é soteropolitano por causa de um padre, Manoel de Casal. Ele era historiador e geógrafo e em 1867 fez uma pesquisa sobre a geografia do Brasil”.

Malfeitona

Ao longo de 10 anos, são mais de 80 mil publicações e 1 bilhão de acessos na história do G1 Bahia. O portal não somente testemunhou parte da história recente de Salvador, como também mostrou, para todo o Brasil, soteropolitanos que tornam tão especial a cidade que foi a primeira capital do Brasil.

Uma das matérias mais acessadas no portal ao longo de todo esse tempo é sobre a engenheira mecânica, tatuadora e digital influencer Helen Fernandes, conhecida como Malfeitona. “O G1 faz parte da minha história, porque com ele mudei toda a minha trajetória”, afirma.

O Eu Te Explico – O podcast do G1 Bahia vai ao ar todas as segundas, às 6h.

Você pode ouvir Eu Te Explico no G1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência.